30 ANOS DA ASA


 

A Associação de Surf de Aveiro (ASA) é um dos clubes de surf mais antigos em Portugal. No dia 1 de dezembro de 1988, um grupo pioneiro de surfistas e bodyboarders criava a ASA, entrando assim para a história do surf no nosso país.

As praias da Barra e Costa-Nova tinham visto aparecer os primeiros surfistas em meados dos anos 70. Em 1978, mais precisamente nos dias 29, 30 Abril e 1 Maio realizou-se o primeiro campeonato de surf na região, que decorreu na praia em frente ao Farol da Barra.

Em 1988, no primeiro dia de dezembro, é realizada a assembleia geral inaugural da qual nasceria a ASA. No ano seguinte é organizado o Campeonato Europeu de Surf na Praia da Barra e Costa Nova, com dezenas de surfistas vindos de toda a Europa e Israel, e onde a primeira seleção portuguesa de surf e bodyboard haveria de conquistar o terceiro lugar.

A ASA ocupa assim um lugar de destaque na origem e no desenvolvimento do surf como atividade desportiva em Portugal.

Ao longo destes 30 anos, participaram nos órgãos sociais da Associação de Surf de Aveiro (ver aqui: http://aveirosurf.com/index.php/orgao-sociais ) alguns dos mais destacados e reconhecidos surfistas e bodyboarders da região, bem como várias outras personalidades que desde a primeira hora apoiaram o desenvolvimento das modalidades de ondas nas nossas praias.

A todos eles o nosso obrigado e a nossa gratidão. Foi o esforço de um punhado de pioneiros e depois de muitas outras pessoas ao longo deste mais de um quarto de século de existência que permitiu chegarmos hoje aqui.

Lembramos em especial aqueles membros da ASA que já partiram para correr outras vagas, como é o caso, entre outros, do Vinício Pereira, Zé Barbosa, Luis Pita, Luiz Azevedo Félix, João Cláudio e Luís Azevedo.

Parafraseando João Pires dos Santos, também ele um dos pioneiros do surf em Aveiro:
"O verdadeiro campeonato, o mais louvável, é o que é feito no dia a dia, dentro da Alma de cada eterno aprendiz da perfeição. O único troféu a cobiçar é a felicidade pura e simples."

Para assinalar os 30 anos de existência a ASA está a preparar mus série de eventos a anúnciar durante o ano. Mantenham-se ligados

BOAS ONDAS PARA TODOS!